"A principal missão do professor de Geografia é ajudar o aluno a entender o local onde vive e atuar sobre ele". Aziz Nacib Ab'Saber



segunda-feira, 29 de março de 2010

Mudanças Climáticas

* Deslizamento de terra em Angra dos Reis, litoral do Rio de Janeiro, deixa 30 mortos. * Chuvas causam caos em São Paulo. Se considerarmos apenas o mês de janeiro, foram 25 dias de chuvas que provocaram inúmeras mortes pelas enchentes e deslizamentos; * Ciclone extratropical atinge região sul do país; * Picada Café – RS. Foram registradas quedas de árvores, postes de luz, além de desmoronamento de cerca de 20 metros de profundidade na BR-116, na altura do quilômetro 202, causando a interdição da rodovia naquele trecho. Os danos provocaram falta de energia elétrica em toda cidade, afetando cerca de 5 mil residências, segundo a Defesa Civil. Há 65 desalojados e 70 residências danificadas. (Jornal NH) Estas e outras notícias estão freqüentes em nossas vidas nos últimos meses. Deixando a população amedrontada e confusa. Será que estamos passando por um momento único no planeta, conseqüência do desastroso sistema econômico que consume mais recursos do que o planeta tem a nos oferecer? Ou estamos passando por um mero ciclo geológico onde todos estes fenômenos são “normais”? De qualquer maneira nunca antes na história tivemos acesso a tanta informação e ao grande contingente populacional como atualmente. E é fundamental entender o que está acontecendo com o clima em escala planetária para que no segundo momento saibamos criar ações com o objetivo de preservarmos a vida na Terra. “Clima, num sentido restrito é geralmente definido como “tempo meteorológico médio”, ou mais precisamente, como a descrição estatística de quantidades relevantes e mudanças do tempo meteorológico num período de tempo, que vai de meses a milhões de anos. O período clássico é de 30 anos, definido pela Organização Mundial de Meteorologia (OMM). Essas quantidades são geralmente variações de superfície como temperatura, precipitação e vento. O clima num sentido mais amplo é o estado, incluindo as descrições estatísticas, do sistema meteorológico.” Fonte:Glossary Intergovernmental Panel on Climate Change

segunda-feira, 22 de março de 2010

Outono

Um dos movimentos da Terra é conhecido como Translação, que é o movimento em torno do sol e dura um ano. A principal conseqüência deste movimento são as estações do ano que também ocorrem devido à inclinação do eixo da Terra em torno de 23º. Caso o planeta não tivesse este eixo de inclinação cada dia teria 12 horas de luz e 12 horas de escuridão.
No dia 20 de março as 14h32min iniciou-se o Outono que é uma estação de transição entre o verão e inverno. Verificam-se características de ambas, ou seja, mudanças rápidas nas condições de tempo, maior freqüência de nevoeiros. Alguns meteorologistas acreditam que o Outono deste ano apresentará um aumento médio de 2º nas temperaturas.
Outono Hemisfério Sul - Rota Romântica - Rio Grande do Sul

Outono Hemisfério Norte - New York

quinta-feira, 18 de março de 2010

Terremotos no Brasil

Terremoto, tremor de terra ou abalo sísmico é o movimento da superfície terrestre em decorrência das forças internas do planeta. Os terremotos sempre fizeram parte da história geológica do planeta, com diferentes intensidades e na maior parte das vezes ocorrem em solo marinho ou regiões desabitadas.
No Brasil temos pouca incidência de terremotos, pois estamos localizados no meio da Placa Sul Americana, mas não estamos completamente livres dos abalos.
Só no Estado de Pernambuco foram registrados 1,5 mil tremores de terra de baixo impacto entre 2001 e 2005. Em Minas Gerais na cidade de Itacarambi um tremor de 4,9 graus provocou 1 morte e 5 feridos, além de várias casas destruídas. Foi o único tremor registrado com vítima. (//educacao.uol.com.br)
A maior parte dos Terremotos que ocorrem em nosso país é pela existência de falhas (pequenas rachaduras) causadas pelo desgaste da placa tectônica ou como conseqüência de terremotos que ocorrem em outros países da América.
Um estudo feito recentemente pela Universidade Federal de Minas Gerais, identificou pelo menos 48 falhas-mestras no território nacional. A maior parte destas falhas estão localizadas nas regiões Nordeste e Sudeste.
No mês de março os terremotos no Brasil voltaram a assustar a população de Alagoinha em Pernambuco. Estão sendo registrados vários abalos sísmicos desde o início do mês. De acordo com informações da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, foram identificados 30 tremores. A maior magnitude foi registrada em uma escala de 3,2 graus.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Como se forma uma Tsunami

Terremotos Sociais

É inevitável perceber o espaço que se abriu para uma reflexão que deixou o mundo perplexo. O terremoto de escala 7.0 em Porto Príncipe-Haiti nos despertou para o reconhecimento da incrível força interior do planeta, com infinitas possibilidades de destruição. Mas também nos remeteu a história de sofrimento dos países subdesenvolvidos.
Um país com 9 milhões de habitantes que sofre inúmeros terremotos sociais, com a pior taxa de pobreza da América Latina e uma das piores do mundo. Segundo o relatório elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento (PNUD) o Haiti está em 149º no IDH numa escala de 0,532. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mede os avanços alcançados por um país em três aspectos: vida longa e saudável (baseado na esperança média de vida ao nascer), acesso ao conhecimento (baseado na alfabetização e na escolarização) e nível de vida digno (baseado no PIB per capita associado ao poder de compra em dólares americanos).
Atualmente 80% dos haitianos vivem abaixo da linha da pobreza, sendo que 54% se encontram na extrema pobreza. A mortalidade infantil é de cerca de 60 mortes para cada mil nascimentos (no Brasil, a proporção está em torno de 22 para mil), a expectativa de vida é de 60 anos e o analfabetismo atinge 47,1% da população. No Haiti, antes do terremoto, já existiam 3,8 milhões de crianças subnutridas.
Falta de infra-estrutura e indústria nacional, precariedade nas estradas, energia, telecomunicações e transporte, são realidades que assolam o país. Dois terços dos haitianos dependem da agropecuária para sobreviver, enquanto apenas 9% trabalham na indústria.
Uma realidade um tanto estranha por ter sido a segunda nação a se tornar independente (da França) nas Américas e a primeira a abolir a escravidão, em 1804.
O Haiti foi descoberto por Cristóvão Colombo em 1492, na época, a ilha foi batizada de São Domingos, posteriormente dividida entre a República Dominicana e o Haiti.
Sua longa história de exploração e corrupção coloca hoje o país num cenário de extrema miséria.
Desde Junho de 2004 a Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti ou MINUSTAH (sigla derivada do francês: Mission des Nations Unies pour la stabilisation en Haïti), é uma missão de paz criada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas em 30 de abril de 2004 por meio da resolução 1542, para restaurar a ordem no Haiti, após um período de revoltas e a deposição do presidente Jean-Bertrand Aristide.
Desigualdade social, dependência econômica, infra-estrutura precária e histórico de exploração são alguns aspectos analisados para classificar o nível de desenvolvimento de um país. Assim, podemos verificar que o Haiti é um sinônimo de subdesenvolvido. Ainda mais fragilizado após o terremoto que atingiu o país, serão necessárias algumas décadas para a recosntrução. Sem dúvida é hora da comunidade internacional mostrar o que aprendeu com os erros e acertos do passado na difícil missão de reconstruir um Estado.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Painel Global - Monitore a Terra em Tempo Real


Acesse aqui o Painel Global

O Painel Global é o único aplicativo em Língua Portuguesa que mostra a Terra em tempo real. Fenômenos naturais como terremotos, vulcões, furacões, tsunamis, icebergs ou eventos climáticos são plotados sobre o mapa assim que reportados pelas diversas instituições científicas de monitoramento.
Atualmente o Painel Global está capacitado a registrar todos os terremotos de pequena, média e grande intensidade que acontecem em qualquer parte do planeta, assim como as temperaturas recordes informadas por mais de 120 aeroportos que operam no Brasil e outros 350 ao redor do mundo. Vulcões, maremotos, tsunamis e furacões são constantemente monitorados pela nossa equipe e assim que informadas as coordenadas do evento são plotados e destacados no mapa.

segunda-feira, 8 de março de 2010

A origem dos Terremotos:

O video abaixo mostra a origem dos terremotos!