"A principal missão do professor de Geografia é ajudar o aluno a entender o local onde vive e atuar sobre ele". Aziz Nacib Ab'Saber



terça-feira, 27 de abril de 2010

Vulcão da islândia!

Impressionante o registro fotográfico das áreas e da população atingida pelo vulcão.
Acessem as imagens clicando aqui.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Eyjafjallajokull


http://free-pc-guides.com/wp-content/uploads/2010/04/1.jpg

Vulcão na Islândia

País localizado no extremo norte da Europa com uma área de 103.000 km2 e uma população de 300 mil pessoas, é conhecido com grande atividade vulcânica, a segunda maior região do planeta, perdendo apenas para o Hawai. A população do país e também de outros países europeus está passando por dias assustadores.
A nuvem de cinza proveniente do vulcão que leva o nome da geleira sobre o qual se encontra Eyjafjallajokull (A grande montanha de gelo), lançou no ar uma coluna de 8km de cinzas que se espalhou pelo resto do norte da Europa, levando ao fechamento do espaço aéreo em 20 países e provocando uma das maiores crises já enfrentadas pela aviação civil.
Assim como os terremotos os vulcões também são fenômenos geológicos que demonstram a força interior de nosso planeta. Existem em torno de 600 vulcões ativos no mundo, a maioria localizada no Círculo do Fogo.
A Islândia é o país que tem a maior parte de suas terras de origem vulcânica, formada de planaltos de lava. São séculos de erupção sem fim. O país está em contínua expansão, devido a sua localização sobre a Dorsal Meso Oceânica. Ficando sobre a junção de duas placas tectônicas, onde uma falha faz com que o material quente sob a crosta terrestre saia em abundância.
Alguns cientistas afirmam que a coluna de fumaça diminui significativamente o que pode ser um sinal que a lava esteja mais próxima da superfície, provocando a qualquer momento uma grande erupção.
Até o momento não foram registradas vítimas, mas a população que mora próxima ao vulcão está sendo orientada a deixarem suas fazendas. 700 moradores já evacuaram suas casas sem previsão de retornar.
Com a mudança de direção do vento na noite do dia 22 (quinta-feira) a capital Reykjavik teve o fechamento do aeroporto internacional Keflavik.
Mais do que nunca temos que entender que a Terra está viva.