No Brasil temos pouca incidência de terremotos, pois estamos localizados no meio da Placa Sul Americana, mas não estamos completamente livres dos abalos.
A maior parte dos Terremotos que ocorrem em nosso país é pela existência de falhas (pequenas rachaduras) causadas pelo desgaste da placa tectônica ou como conseqüência de terremotos que ocorrem em outros países da América.
Um estudo feito recentemente pela Universidade Federal de Minas Gerais, identificou pelo menos 48 falhas-mestras no território nacional. A maior parte destas falhas estão localizadas nas regiões Nordeste e Sudeste.
No mês de março os terremotos no Brasil voltaram a assustar a população de Alagoinha em Pernambuco. Estão sendo registrados vários abalos sísmicos desde o início do mês. De acordo com informações da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, foram identificados 30 tremores. A maior magnitude foi registrada em uma escala de 3,2 graus.
Olá Cristel, assim como vc, eu também sou fascinada por assuntos relacionados a movimentação das placas tectonicas. Sou estudante de Direito, mas a geografia e geologia tambem me encantam.
ResponderExcluirParabéns pelo blog e por seus conhecimentos na área.
Abraços
Karla Bravo Lavras-MG