"A principal missão do professor de Geografia é ajudar o aluno a entender o local onde vive e atuar sobre ele". Aziz Nacib Ab'Saber



quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

SUBÚRBIO CARIOCA

Subúrbio Carioca foi o tema abordado no Projeto Interdisciplinar que aconteceu na Escola Décio Martins Costa nos meses de outubro e novembro de 2011. O Projeto teve como eixo base o desenvolvimento do subúrbio do Rio de Janeiro, contato pela obra “Clara dos Anjos” de Lima Barreto que relata a vida no subúrbio carioca e também evidencia o racismo e as injustiças sociais. Nas aulas de Geografia foram abordados os conceitos de urbanização e também o estudo do desenvolvimento da cidade a partir da linha férrea que corta o subúrbio. Os alunos realizaram pesquisas e analisaram no Google Earth a localização dos bairros que correspondem ao tema do projeto e estudaram a história dos mesmos. Depois escolheram um local que foi representado em forma de maquete.
Praças, igrejas, estações de trem, vilas, os alunos se dedicaram e representaram muito bem os aspectos urbanos dos bairros de Madureira, Irajá, Penha entre outros. Este projeto foi muito interessante uma vez que se pode conhecer melhor o processo de urbanização de uma das mais importantes cidades brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário