"A principal missão do professor de Geografia é ajudar o aluno a entender o local onde vive e atuar sobre ele". Aziz Nacib Ab'Saber



quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

ORIENTAÇÃO NO ESPAÇO GEOGRÁFICO

Desde os primórdios da humanidade, a orientação no espaço sempre foi elemento presente na vida dos homens. Seja para procurar abrigo e alimentação, seja para mapear estratégias de combate na guerra. Dentre os instrumentos usados para se orientar no espaço podemos citar: astrolábio, quadrante e bússola (rosa dos ventos).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rosa_dos_ventos
A observação do sol, lua e estrelas também foi muito importante para a orientação e até hoje é usado. Atualmente existem aparelhos mais eficientes, orientados por sinais de radar ou satélites. Podendo ser observado informações de qualquer ponto do planeta. O GPS (Global Positioning System) primeiramente de uso militar e posteriomente de uso civil, causou uma verdadeira revolução para a geografia. Com este aparelho podemos ter informações sobre a localização de qualquer parte do planeta, através dos satélites artificiais.


http://satelites.org/satelite-gps/
COORDENADAS GEOGRÁFICAS. As coordenadas geográficas são linhas imaginárias que circundam o globo terrestre para identificar pontos. As LATITUDES (qualquer ponto da superfície terrestre em relação a Linha do Equador ) é identificada pelos paralelos e as LONGITUDES (qualquer ponto da superfície terrestre em relação ao Meridiano de Greenwich) pelos meridianos. As coordenadas são medidas em graus, minutos e segundos. Por exemplo, a Latitude da cidade de Nova Petrópolis é de: 29º22'33" Sul e a Longitude: 51º06'43" Oeste. É importante informar sempre o hemisfério a qual nos referimos.


http://educacao.uol.com.br/geografia/coordenadas-geograficas-latitude-longitude-e-gps.jhtm
Sugestão de sites:

2 comentários:

  1. me ajudou muito obrigada e que voçê ajude mais pessoas voçê tem um coraçÂo muito bom e doce por passar isso pra pessoas de todas as idades que quer ter um entendimento sobre a orientaçâo no espaço geogrÀfico fico feliz pelo seu trabalho que Deus lhe abençoe

    ResponderExcluir
  2. obg por ter me ajudado

    ResponderExcluir